A Ordem de Santa Clara é uma Família Religiosa fundada por São Francisco e Santa Clara de Assis. A questão vocacional dentro da grande Família Franciscana as Irmãs Clarissas é o ramo orante, contemplativo. Sua consagração a Deus está voltada para o silêncio, para a busca da intimidade com Deus! É o seu modo de servir à Igreja e aos irmãos.

LOUVANDO

Antes que o sol desponte, as Clarissas estão cantando os louvores de Deus: são as Laudes, a oração oficial da Igreja, após as Matinas. Depois, durante o dia muitas vezes se reúnem novamente para continuar esta oração tão bela dos Salmos e cantos, que têm o significativo nome de Ofício Divino. É o ofício-trabalho de Deus que as Clarissas empregam.

MEDITANDO

Na vocação contemplativa um espaço maior é dado à Meditação. Cada Irmã Clarissa é formada para buscar o encontro com Deus. Às vezes numa partilha com as outras: quase sempre sozinha, sempre centrada na Palavra de Deus ou nos Escritos de Santa Clara e de São Francisco.

ADORANDO

Por vocação as Clarissas são adoradoras de Deus na Eucaristia. Jesus Eucarístico é como o sol na vida de uma Irmã Clarissa.
Por assim dizer, as Clarissas, de manhã à noite giram em torno D’Ele! Iluminadas pela Eucaristia é que começam e terminam seu dia.

TRABALHANDO

Para uma Irmã Clarissa trabalhar é uma graça de Deus. Fazem todos os trabalhos simples e humildes da casa, da horta e do jardim e além de outros: confecção de hóstias, paramentos, cartões, imagens, etc.
Se o trabalho se tornou um peso para a maioria das pessoas, não foi assim no plano de Deus.
Santa Clara pede que as Irmãs exerçam a graça do trabalho com fidelidade e devoção, sem perder o espírito de oração.

POBRES

“Como peregrinas e forasteiras neste mundo” as Irmãs Clarissas seguem a Cristo pobre sem nada possuir, sem nada reter.
“Com passo ligeiro e pé seguro”, buscam o sentido último da existência: a experiência do novo céu e da nova terra onde tudo é de todos.

CLAUSURA

As Clarissas vivem na clausura. É o jardim fechado, onde escolheram viver a experiência de seu amor exclusivo, esponsal com Cristo. Clausura não é fechamento, mas abertura para o infinito. Não é separação, mas comunhão maior com Aquele e n’Aquele que está presente em tudo e em todos.

IRMÃS

Ser irmã é a mais bela experiência de ser Clarissa. Unidas no amor de Deus que Jesus nos ensinou a chamar de Pai. Na bela espiritualidade de São Francisco e Santa Clara que descobriram na Fraternidade o meio de estar em comunhão com todo o universo, em especial com aqueles e aquelas que são chamadas à mesma vocação.

ESTÃO

As Irmãs Clarissas estão no mundo inteiro. São mais de 20.000 em quase mil Mosteiros unidas pelo mesmo ideal, pela mesma Forma de Vida.
Aqui no Brasil são 20 Mosteiros.

Jesus, de todo o meu coração eu quero te seguir. Mostra-me o caminho ao qual Tu me chamas. E dá-me a graça de responder com alegria e generosidade. Maria, Mãe de Jesus, ajuda-me a guardar, como tu, no meu coração aquilo que Jesus quiser mostrar-me, Amém.

O senhor Todo-Poderoso vos abençoe;
volte para vós os Seus olhos misericordiosos,
e vos dê a Sua paz! Amém.

Derrame sobre vós as Suas graças em abundância,
e no céu vos coloque entre os Seus santos! Amém.

Que o Senhor esteja sempre convosco,
e que vós estejais sempre com Ele! Amém.

E VOCÊ?

Pode ser que tenha sido chamada. Jesus está sempre passando e convidando.
É bela a vocação de Clarissa e nós estamos rezando por você.
Se desejar mais informações, se desejar conhecer mais de perto, aqui fica o nosso endereço:

Rua do Jequitibá, 41 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22470-110
Tel:(21) 2274-3147