Trabalhos Artesanais das Irmãs Clarissas – Dia-a-dia de alegria

O artesanato é tradicional na comunidade. Os trabalhos artesanais desenvolvidos no mosteiro são inspirações, das adorações e louvores de adoração no dia a dia das Irmãs. São todos feitos um a um, seguindo métodos desenvolvidos por elas ao longo dos anos. O espelho do artesanato feito pelas irmãs, é o amor depositado em Cristo.

Pensando no dia a dia, a vida das Irmãs segundo a expressão franciscana de São Boaventura, é um alternar-se na “actio et contemplattio”. A adoração perpétua do Santíssimo Sacramento é realizada na capela externa – devido à singular construção da casa Pois a comunidade passa o tempo de trabalho praticamente na parte alta ou antiga, onde se acham as salas de trabalho. Há o Ofício coral – sete vezes ao dia – e horas de meditação e oração. Depois, os trabalhos no grande terreno montanhoso, a confecção de parâmetros, rosários, cartões, círios, velas, modelagem, pintura, pirogravura. Além do serviço doméstico normal, de lavanderia e momentos de louvores de adoração. Tudo é realizado num clima de alegria, fraternidade e serviço, características próprias de nossa espiritualidade. “Sem perder, contudo, o espírito de santa oração e devoção, ao qual devem subordinar-se todas as demais coisas temporais”. Segundo a expressão da Mãe Santa Clara, em sua Regra.

No começo deste século entrou nova vida em nossa Pátria com a restauração das Ordens Religiosas. Durante vários anos, os valorosos Padres que tomaram a si a restauração das Províncias Franciscanas, pensaram na fundação de um Mosteiro de Clarissas Pobres.

Rezando com a seráfica Madre Santa Clara“Por isso, dobro os joelhos diante do Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo para que, pela intercessão dos méritos de sua Mãe, a gloriosa Virgem Santa Maria, e nosso bem-aventurado pai Francisco e de todos os santos, o Senhor, que deu o bom começo, dê o crescimento e também a perseverança até o fim. Amém.”

Nós aceitamos encomendas para trabalhos artesanais – Artesanato Irmãs Clarissas